Nesse dias 22,23,24 de abril as Ciências Sociais da Unioeste se fez representada por dois membros do Centro Acadêmico no pré–ERECS. O ERECS - Encontro regional dos estudantes de Ciências Sociais - que acontecerá em Londrina nos dias 3,4,5 e 6 de junho teve em sua formatação a participação de diversos estudantes da UFRGS, UFPR,UNIOESTE e UEL.
A discussão tida no pré-ERECS girou em torno das questões estruturais do evento, da definição do tema geral e da montagem dos grupos de discussão/debate, grupos de trabalhos e oficinas.
A proposta do ERECS 2010 é trazer de volta a auto-gestão do evento. Tendo como objetivo evitar terceirizações e com isso evitar que qualquer pessoa obtenha lucro a partir do nosso próprio evento, no entanto para o funcionamento do evento será necessária a participação efetiva de todos os encontristas na gestão dos alimentos e da limpeza do local.
A proposta do ERECS 2010 é trazer de volta a auto-gestão do evento. Tendo como objetivo evitar terceirizações e com isso evitar que qualquer pessoa obtenha lucro a partir do nosso próprio evento, no entanto para o funcionamento do evento será necessária a participação efetiva de todos os encontristas na gestão dos alimentos e da limpeza do local.
Sobre o tema:
Projeto de educação, projeto de sociedade.
Um texto foi pensado como proposta (podendo ocorrer modificações, se assim os alunos preferirem):
A proposta do ERECS 2010 é discutir a relação entre educação e sociedade, questionando o papel da educação enquanto reprodutor das desigualdades sociais. A partir desse questionamento nós, estudantes, propomos a reflexão sobre as ciências sociais como instrumento para pensar um novo “Projeto de educação, projeto de sociedade”
A proposta do ERECS 2010 é discutir a relação entre educação e sociedade, questionando o papel da educação enquanto reprodutor das desigualdades sociais. A partir desse questionamento nós, estudantes, propomos a reflexão sobre as ciências sociais como instrumento para pensar um novo “Projeto de educação, projeto de sociedade”
Sobre os GD’s (grupo de debates):
Os GD’s são espaços com temas definidos e debates indefinidos, ou seja, você estudante interessado em discutir o tema proposto aparece lá para participar da discussão, a discussão de forma nenhum pode ser centralizada, não é esse o objetivo por isso cada um é livre para expor suas idéias e deixar o debate fluir.
Os temas:
Relação de gênero ou sexualidade e ensino
Homofobia, ensino GLBTT e machismo na escola.
Ações afirmativas
Como atuar politicamente conscientizando e esclarecendo as ações afirmativas. Salientando o porquê são necessárias na atual conjuntura social e econômica do país, a partir da demanda crítica dos alunos.
* a luta, o significado e a proposta das ações afirmativas.
*as formas de propagação e inserção.
Como atuar politicamente conscientizando e esclarecendo as ações afirmativas. Salientando o porquê são necessárias na atual conjuntura social e econômica do país, a partir da demanda crítica dos alunos.
* a luta, o significado e a proposta das ações afirmativas.
*as formas de propagação e inserção.
Currículo e a separação das três áreas das Ciências Sociais
Interdependência das áreas e a produção de conhecimento na região Sul
* discussão sobre casos, os currículos ( grades ) dos cursos de Ciências Sociais da região.
Educação popular e informal
* um panorama das escolas populares, rurais itinerantes, quilombolas, indígenas.
* a abordagem das Ciências Sociais em tais escolas
Movimentos Sociais e as Ciências Sociais: formação e ação?
* o conflito entre a teoria e a prática
* a atuação do Cientista Social/estudante nos movimentos sociais
Sociologia no ensino médio
Este é o GGD (grande grupo de debate) pensado para abarcar todas as discussões anteriores pensando em um enfoque no ensino das Ciências Sociais.
ELFO: Espaço de Livre Fomentação
Haverá em pontos estratégicos espaços delimitados como ELFO. A intenção do mesmo é encintar o que o estudante estiver com vontade de fazer. Debater algo que não está nos GD, criar uma oficina, tocar um música, pintar um quadro, isto é, um espaço livre e democrático, onde o estudante possa fazer o que ele estiver com vontade de fazer.
Saídas de Campo: Propostas de saídas
1 – Quilombola na cidade de São Gerônimo. A ida e volta ficará por volta de 70 km.
2 – Educação indígena na cidade de Tamarama. A ida e volta ficará por volta de 110 km.
3 – Coleta Seletiva em um bairro em Londrina.
4 – Horta comunitária em um bairro em Londrina.
Os Km foram detalhados, pois assim como em Curitiba, a UEL não tem ônibus para as saída, e sendo assim propomos as escolas virem com alguma quilometragem a mais em seus ônibus, para a utilização dos mesmos na saída de campo.
Brigadas de limpeza e comida:
Serão distribuídas aleatoriamente por ordem de chegada, e ficarão responsáveis por fazerem a limpeza do pátio, banheiros, cozinhar e lavar a louça (que não sejam os utensílios particulares) após as refeições.
Haverá em média 75 alunos por brigada, e cabe aos mesmos definirem como será sua organização, para não ocorrer de aluno estar interessado em ir a algum debate e ser hora de trabalhar para a brigada.
É obrigação da brigada da manhã organizar o café da manhã, da brigada da tarde organizar o almoço e da brigada da noite organizar a janta. Em todos os horários é necessário dar um geral na limpeza de todas as áreas comuns e lavar a louça.
O horário que a brigada do café precisa estar na cozinha é 07h30min, a do almoço as 10h00min e a da janta as 16h00min.
Haverá em média 75 alunos por brigada, e cabe aos mesmos definirem como será sua organização, para não ocorrer de aluno estar interessado em ir a algum debate e ser hora de trabalhar para a brigada.
É obrigação da brigada da manhã organizar o café da manhã, da brigada da tarde organizar o almoço e da brigada da noite organizar a janta. Em todos os horários é necessário dar um geral na limpeza de todas as áreas comuns e lavar a louça.
O horário que a brigada do café precisa estar na cozinha é 07h30min, a do almoço as 10h00min e a da janta as 16h00min.
Para as INSCRIÇÕES o CECS ficará por fazê-las, o custo é de R$ 35,00 até o dia 26/05
***Pedimos encarecidamente a todos que ajudem doando alimentos (arroz, feijão e macarrão), afinal o custo de um evento desse porte é alto e o pessoal da UEL esta com uma grave falta de verba, e para não subir o preço da inscrição estamos realizando essa campanha para arrecadação de alimentos para o encontro.***
http://cecsvirtual.blogspot.com/2010/05/relatoria-do-pre-erecs-pelos-estudantes.html
http://macsul.wordpress.com/2010/05/06/relatoria-do-pre-erecs-pelos-estudantes-da-unioeste/
http://cecsvirtual.blogspot.com/2010/05/relatoria-do-pre-erecs-pelos-estudantes.html
http://macsul.wordpress.com/2010/05/06/relatoria-do-pre-erecs-pelos-estudantes-da-unioeste/
0 comentários:
Postar um comentário