No sábado, dia 13 de março, o Departamento Comunitário organizou uma visita à Associação Novo Amanhecer, uma organização de carrinheiros localizada no Fazendinha. Nosso objetivo era, à partir de um primeiro contato, conhecer a realidade desses trabalhadores e também o funcionamento da instituição para um possível projeto futuro.
A Associação dá suporte aos carrinheiros cadastrados, e eles mesmos com o auxílio de alguns voluntários realizam a administração do local. Eles também recebem doações e mantém parcerias para auxiliar na manutenção.
O espaço é utilizado para depósito, separação e prensagem do lixo. O terreno da associação, que era de posse pública da Fundepar foi ocupado por quarenta famílias em 2003 e hoje eles realizam aquilo que foi proposto no momento da ocupação, quando ergueram uma faixa dizendo “Precisamos desse espaço para trabalhar". A regularização da utilização do espaço está em trâmite na prefeitura.
Alguns trabalhadores possuem carrinho próprio, outros utilizam os que a associação fornece, e outros ainda, que não fazem a coleta nas ruas, a fazem na própria associação quando o caminhão de lixo reciclável da prefeitura despeja seu conteúdo lá, 2 ou 3 vezes por semana. Na Associação eles possuem espaços individuais para a separação do material, que então é pesado para o cálculo do valor que o carrinheiro receberá. A associação prensa o que é necessário e vende, repassando o valor recebido aos trabalhadores. Os que vão às ruas deixam 10% do total recebido para a associação, e os que coletam o lixo do caminhão deixam 20%.
No barracão existe uma de aula onde um professor voluntário trabalha desde a alfabetização de crianças e adultos até a formação do ensino médio. Lá eles também tem café da manhã e almoço, espaço para trabalhar e não precisam se preocupar em encontrar compradores pro lixo que coletam, recebendo muitas vezes até mais do que os que fazem tudo individualmente, pelo fato de a associação vender em grandes quantidades.
1 comentários:
lindas fotos Cassi!
Postar um comentário